Atividades desenvolvidas

Ação 1
Leitura coletiva
Os alunos do 3º e 4º anos de escolaridade da Escola básica de Amareleja procederam à leitura do livro: " A menina que detestava livros" de Manjucha  Pawagi. O Link com o livro em pdf foi enviado aos encarregados de Educação.
No dia 14 de dezembro,  em sala de aula, os alunos com a ajuda da professora titular de turma e da professora bibliotecária discutiram a obra. Cada aluno deu a sua opinião sobre o que tinha lido e ficaram registadas algumas opiniões.
Por fim ilustraram a história.
Foi uma atividade muito interessante.







O elefante cor de rosa.

Esta ação destinou-se aos alunos do 2º ano de escolaridade de todo o Agrupamento. Consistiu na exploração do livro "O elefante cor- de rosa". Os alunos fizeram atividades de pré- leitura, exploração da capa, antecipação da história com base em imagens da mesma. Na sua exploração poi feita leitura individual, coletiva, caracterização das personagens, contextualização, espaço/tempo, entre outras. Para finalizar foi feita a ilustração da obra.




Diário de Bordo Crescer a LER+20/27


Exploração da história " Come a sopa Marta"

Esta atividade realizou-se no dia 15 de outubro e destinou-se às crianças do Jardim de Infância.
Tinha como principais objetivos a sensibilização para a importância de comer sopa às refeições. Identificaram o principais  legumes das sopas e preencheu-se um gráfico com as cores das suas sopas preferidas.


O Monstro das cores

A biblioteca escolar dinamizou a ação de exploração desta obra para todos os alunos do 1º ciclo do Agrupamento, de 8 a 13 de março. Consistiu na leitura do livro e exploração do mesmo. Para tal foram utilizados vários recursos para tornar a atividade mais apelativa e concreta: um monstro das cores em peluche, frasquinhos com as diferentes cores e fitas coloridas. Na sua exploração houve grande interação com os alunos que iam individualmente desfazer o grande nó e separar as fitas. Foi pedida a colaboração dos alunos para exprimir os sentimentos do monstro das cores e posteriormente alguns sentimentos que  estivessem a sentir naquele momento. Ficaram registados num cartaz em sala de aula os diferentes sentimentos que os alunos expressaram.    

                                                             

clicar para ver os trabalhos

A MANTA

Uma história aos quadradinhos

de Isabel Minhós Martins e Yara Kono

Este projeto desenvolve-se no âmbito do e@d, sendo necessário adaptar as estratégias e metodologias para poder ser desenvolvido em casa, com a ajuda das famílias.

Objetivos:

1-Cultivar o gosto pelos livros como forma de motivação para a aprendizagem 2- Aumentar a capacidade da leitura e da escrita dos alunos; 3- Promover o ensino sistemático em contexto curricular de competências de informação; 4- Desenvolver a compreensão a partir de narrativas contadas ou lidas; 5- Desenvolver o sentido estético nos alunos; 6- Desenvolver destrezas associadas ao desenho e à pintura de padrões diversos.

Público alvo: alunos do 1o e 2o anos de escolaridade

Calendarização: de 8 a 19 de junho de 2020

Cronograma das atividades:

Semana de 8 a 12 de junho

1a atividade: Visionamento do reconto da história no Youtube e

leitura da história.

2a atividade: Realização de uma ficha de leitura.

3a atividade: Biografia da autora.

4a atividade: selecionar um retalho de tecido em casa e com ele construir uma história.

Os materiais produzidos serão publicados no site da Biblioteca Escolar.

Corre, corre cabacinha

Este projeto desenvolve-se no âmbito do e@d, sendo necessário adaptar as estratégias e metodologias para poder ser desenvolvido em casa, com a ajuda das famílias.

Objetivos:

1-Cultivar o gosto pelos livros como forma de motivação para a aprendizagem; Aumentar a capacidade da leitura e da escrita dos alunos; Promover o ensino sistemático em contexto curricular de competências de informação; Desenvolver a compreensão a partir de narrativas contadas ou lidas; Desenvolver o sentido estético nos alunos;

Público alvo: alunos do 1º e 2º anos de escolaridade

Calendarização:  maio de 2020

 Cronograma das atividades:

 1ª atividade: Visionamento do reconto da história no Youtube e leitura da história.

2ª atividade: Realização de uma ficha de exploração da obra.

3ª atividade: Passaporte do Leitor.

4ª atividade:  Ilustração da história.

Os materiais produzidos serão publicados no site da biblioteca escolar e na plataforma do Plano Nacional de Leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário