Os alunos do 3º e 4º anos de escolaridade da Escola básica de Amareleja procederam à leitura do livro: " A menina que detestava livros" de Manjucha Pawagi. O Link com o livro em pdf foi enviado aos encarregados de Educação.
No dia 14 de dezembro, em sala de aula, os alunos com a ajuda da professora titular de turma e da professora bibliotecária discutiram a obra. Cada aluno deu a sua opinião sobre o que tinha lido e ficaram registadas algumas opiniões.
Por fim ilustraram a história.
Foi uma atividade muito interessante.
O elefante cor de rosa.
Esta ação destinou-se aos alunos do 2º ano de escolaridade de todo o Agrupamento. Consistiu na exploração do livro "O elefante cor- de rosa". Os alunos fizeram atividades de pré- leitura, exploração da capa, antecipação da história com base em imagens da mesma. Na sua exploração poi feita leitura individual, coletiva, caracterização das personagens, contextualização, espaço/tempo, entre outras. Para finalizar foi feita a ilustração da obra.
Esta atividade realizou-se no dia 15 de outubro e destinou-se às crianças do Jardim de Infância.
Tinha como principais objetivos a sensibilização para a importância de comer sopa às refeições. Identificaram o principais legumes das sopas e preencheu-se um gráfico com as cores das suas sopas preferidas.
O Monstro das cores
A biblioteca escolar dinamizou a ação de exploração
desta obra para todos os alunos do 1º ciclo do Agrupamento, de 8 a 13 de março. Consistiu na leitura do livro e exploração do
mesmo. Para tal foram utilizados vários recursos para tornar a atividade mais
apelativa e concreta: um monstro das cores em peluche, frasquinhos com as
diferentes cores e fitas coloridas. Na sua exploração houve grande interação
com os alunos que iam individualmente desfazer o grande nó e separar as fitas. Foi pedida a colaboração dos alunos para exprimir
os sentimentos do monstro das cores e posteriormente alguns sentimentos que estivessem a sentir naquele momento. Ficaram registados num cartaz em sala de aula os
diferentes sentimentos que os alunos expressaram.
Este projeto desenvolve-se no âmbito do e@d, sendo necessário adaptar as estratégias e metodologias para poder ser desenvolvido em casa, com a ajuda das famílias.
Objetivos:
1-Cultivar o gosto pelos livros como forma de motivação para a aprendizagem 2- Aumentar a capacidade da leitura e da escrita dos alunos; 3- Promover o ensino sistemático em contexto curricular de competências de informação; 4- Desenvolver a compreensão a partir de narrativas contadas ou lidas; 5- Desenvolver o sentido estético nos alunos; 6- Desenvolver destrezas associadas ao desenho e à pintura de padrões diversos.
Público alvo: alunos do 1o e 2o anos de escolaridade
Calendarização: de 8 a 19 de junho de 2020
Cronograma das atividades:
Semana de 8 a 12 de junho
1a atividade: Visionamento do reconto da história no Youtube e
leitura da história.
2a atividade: Realização de uma ficha de leitura.
3a atividade: Biografia da autora.
4a atividade: selecionar um retalho de tecido em casa e com ele construir uma história.
Os materiais produzidos serão publicados no site da Biblioteca Escolar.
Corre, corre cabacinha
Este projeto desenvolve-se no âmbito do e@d, sendo necessário adaptar as estratégias e metodologias para poder ser desenvolvido em casa, com a ajuda das famílias.
Objetivos:
1-Cultivar o gosto pelos livros como forma de motivação para a aprendizagem; Aumentar a capacidade da leitura e da escrita dos alunos; Promover o ensino sistemático em contexto curricular de competências de informação; Desenvolver a compreensão a partir de narrativas contadas ou lidas; Desenvolver o sentido estético nos alunos;
Público alvo: alunos do 1º e 2º anos de escolaridade
Calendarização: maio de 2020
Cronograma das atividades:
1ª atividade: Visionamento do reconto da história no Youtube e leitura da história.
2ª atividade: Realização de uma ficha de exploração da obra.
3ª atividade: Passaporte do Leitor.
4ª atividade: Ilustração da história.
Os materiais produzidos serão publicados no site da biblioteca escolar e na plataforma do Plano Nacional de Leitura.
Sem comentários:
Enviar um comentário